Blog

Blog

Compressão de margens

Um efeito percebido com a extensão da pandemia foi a compressão de margens de setores dependentes de commodities como insumos. Apesar dos esforços monetários expansionistas ou por causa deles, a tentativa de manter as relações interrompidas pela paralisação das atividades, gerou desequilíbrios. A não atividade econômica por alguns meses forçou governos a bancarem auxílios emergenciais pelo mundo, que por sua vez pressionaram os preços de itens de primeira necessidade.

Veja mais
Minha ação tributária transitou em julgado - Quais temas preciso conhecer?

Como exaustivamente noticiado na mídia, em março de 2017 o STF julgou em repercussão geral que o ICMS não representa faturamento/receita das empresas (RE 574.706). Na oportunidade, foi fixada a seguinte tese: “O ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins”. O julgamento dos embargos de declaração da Fazenda está previsto para ocorrer no dia 29 de abril de 2021.

Veja mais
Teses Previdenciárias

No mês passado explicamos as diferenças entre as teses tributárias relacionadas ao Sistema S. Hoje vamos abordar as principais discussões tributárias que envolvem as contribuições previdenciárias suportadas pelas empresas e que ganham cada vez mais relevância no Judiciário.

Veja mais
Quem vai pagar a conta?

A estrutura de uma dívida é de conhecimento comum. É uma relação que temos dentro de nossas casas, entre familiares e que alcança empresas e governos. Os dois pilares que ancoram uma operação de dívida são a confiança e as garantias oferecidas de que os valores emprestados serão restituídos com juros após um determinado período. Quanto menor a confiança e as garantias, maior é o risco e a taxa de retorno esperada – um movimento de balança, que busca o equilíbrio.

Veja mais

NOSSOS CLIENTES

Mais de 150 clientes confiaram em nós

Nike
Votorantin
Burger King
Pepsico
BRF