Blog

2020 – Quantos aprendizados

2020 - Quantos aprendizados

É difícil chegar ao final deste ano sem muitas reflexões e lições sobre o que estamos vivendo. Aprendemos, por exemplo, que embora a curva de desenvolvimento seja positiva, há tropeços na trajetória. Com o objetivo de entender a complexidade do problema sanitário e salvar vidas, nada menos previsível que uma política mundial de distanciamento social. Foi assim que começamos a jornada de 2020.

A confiança é sem dúvida um atributo que foi reforçado entre as pessoas nesses últimos meses. Desde as relações mais próximas do nosso dia a dia até as mais distantes, mas que também exercem influência sobre nossas vidas. A razão pela qual o trabalho remoto pôde funcionar é a expectativa de que há objetivos comuns a serem alcançados, responsabilidades compartilhadas e senso de coletividade. Assim como também acreditamos que a comunidade científica mundial estava trabalhando para buscar uma solução ao enfrentamento do vírus.

Os desafios que nos foram colocados avançam além das fronteiras da saúde. Temos uma crise de trabalho, de renda e de auto estima a ser superada e certamente que precisaremos de espírito de liderança forte. Tivemos o privilégio de presenciar muitas iniciativas de solidariedade e temos que ter consciência de que só vimos uma amostragem do que foi feito de bom. Pessoas de todos os cantos do mundo estenderam a mão para ajudar o próximo, construindo um importante legado de compaixão.

E por fim e para não me alongar muito, estamos assistindo a um avanço notável no campo da saúde e da ciência. O fato de algumas campanhas de vacinação já serem iniciadas em praticamente um ano é motivo de comemoração. Reforçamos a perspectiva de que referências passadas podem ser superadas. Na história da medicina é raro o desenvolvimento de uma vacina demorar menos de 5 anos, sendo bastante comum superar a marca dos 10.

As principais teses tributárias que toda empresa deve conhecer

Temos que ajustar a nossa expectativa sobre as vacinas que vão ser ministradas e já esperar efeitos colaterais negativos, apesar dos protocolos de validação e incansáveis baterias de testes. Mesmo com toda cautela, grandes números resultam em reações marginais adversas. E isso não pode deslegitimar um processo envolvendo agentes sérios e comprometidos com a saúde pública, ainda que sejamos obrigados a ouvir opiniões não embasadas, irresponsáveis e que pretendem desinformar a população.

Nesse sentido, a União Européia passa um sinal importante ao mundo, de coesão e coordenação entre os agentes políticos. Uma região que possui passado de guerras e rivalidades documentadas, com povos e línguas diversas, anuncia que suas 27 nações independentes vão iniciar a campanha de vacinação no mesmo dia, assim que for aprovada a vacina.

Precisamos de muita serenidade, paciência e reforçar os laços de confiança para seguirmos em frente. Ainda devemos ter meses difíceis pela frente, o que deve exigir ainda mais atenção e disciplina em nossos hábitos de convivência, além de uma dose adicional de esforço. Aproveitar este fim de ano atípico para refletir sobre como queremos que seja 2021 e quais atitudes vamos ter de diferente pode ser um bom exercício a ser praticado.

Aproveito para desejar um ótimo Natal, boas festas e tudo de bom para nossos clientes e parceiros e toda a equipe da Locatelli e da LACLAW. E para quem professar outra fé, ou mesmo não ser adepto de nenhuma crença, desejo paz e tudo de bom.

Um forte abraço.

Daniel Ávila Thiers Vieira

Estaremos de férias coletivas a partir do dia 21 de dezembro. Retomaremos nossas atividades no dia 04 de janeiro de 2021, com energias renovadas. Para assuntos urgentes, pedimos que enviem um e-mail para atendimento@llac.adv.br.

Liminares e demais decisões conquistadas

Disponibilizamos algumas importantes decisões recentemente conquistadas por nosso contencioso tributário ativo e que já começam a gerar economia para nossos clientes.

Decisão – Energia Elétrica – TUST e TUSD – 1ª Câmara Cível – Salvador/BA

Decisão – Sistema S – Limitação a 20 salários mínimos – 6ª Turma – TRF3ª Região

Decisão – Sistema S – Limitação a 20 salários mínimos – 6ª Turma – TRF3ª Região

Decisão – Sistema S – Limitação a 20 salários mínimos – 4ª Turma – TRF3ª Região

Locatelli Advogados

Deixe um comentário

NOSSOS CLIENTES

Mais de 150 clientes confiaram em nós

Nike
Votorantin
Burger King
Pepsico
BRF