Blog

Nova advocacia tributária e o valor das parcerias

Nova advocacia tributária e o valor das parcerias

Serviços técnicos podem ser elaborados a partir da realização de parcerias entre profissionais com habilidades complementares.

Qual serviço jurídico que melhora a vida das empresas e das pessoas ainda não foi desenvolvido? Quais aplicações e modelos os escritórios poderiam oferecer como alavancas para o aprimoramento das áreas jurídicas? O que os jovens advogados e bacharéis poderiam fazer para ingressar no mercado de trabalho? Quais as perspectivas para os advogados com mais de 20 anos de profissão? 

Essas são questões que foram levantadas pelo advogado Bruno Borges, em recente artigo publicado em parceria com o Estadão Tecnologia e os impactos na nova advocacia. São perguntas que nos ajudam a guiar o pensamento e a comparar com o que foi feito em outros setores da economia. Pense na revolução operada no setor de alimentação ou financeiro nos últimos 15 anos.

Os pedidos em restaurantes eram operados por telefone, com erros frequentes de anotação, entrega e pagamento. As relações bancárias e de investimentos exigiam um elevado compromisso presencial. Hoje, os smartphones e os aplicativos são ferramentas essenciais para o atendimento de nossas atividades cotidianas, com uma experiência para o cliente muito melhor.

A tecnologia da informação também impactou muito o dia a dia dos advogados na relação com o Poder Judiciário ou com a Receita Federal. Avançamos muito em nossos protocolos de comunicação, ainda que com alguns entraves e a dificuldade das curvas de adaptação.

Mas, será que o mesmo avanço pode ser observado na relação com os clientes? Seguramente, tivemos algum ganho, mas penso que tímido, se comparado a outros setores. Há uma avenida de oportunidades a ser explorada. A advocacia, embora ainda exija um componente de confiança e relacionamento profundo, possui uma vantagem semelhante ao do setor financeiro. Não há logística física, mas troca de dados e informações. 

Neste sentido, investir na interface de relacionamento, filtrar o que é realmente relevante para os tomadores de decisão e a velocidade das comunicações pode fazer uma diferença significativa no mercado. Essa é a visão da Locatelli Advogados. Somos orientados a melhorar continuamente a experiência de nossos clientes no relacionamento com os profissionais do escritório e no acesso à informação.

Sob o ponto de vista da operação do Direito Tributário, somos pouco otimistas com uma melhora institucional por parte do nosso legislativo ou pela parte da burocracia arrecadatória. Isso, para os jovens advogados ou mesmo profissionais mais experientes, pode ser uma perspectiva promissora para as próximas décadas.

Há uma barreira técnica significativa dos diferentes campos do direito. É temerário um advogado que sempre militou na área trabalhista iniciar-se no  Tributário ou Societário, e vice-versa. Mas o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já regulamentou essas questões através do Provimento 169/2015. Os serviços técnicos podem ser elaborados a partir da realização de parcerias entre profissionais com habilidades complementares.

Há ganhos significativos de sinergia e um efeito de rede que pode transformar de forma permanente a forma como as interações jurídicas são organizadas. Somos otimistas em relação a este processo e grande parte da nossa energia está direcionada a conectar esses pontos e destravar valor dentro da inovação jurídica. 

Queremos conhecer e nos conectar a pessoas extraordinárias que compartilhem dessa visão e queiram nos ajudar a construir os novos padrões da advocacia tributária. Se você se identificou com a nossa forma de pensar ou conhece alguém que se identifique, me avise. Terei enorme interesse em conversar.

Daniel Ávila

 

Tags:,

NOSSOS CLIENTES

Mais de 150 clientes confiaram em nós

Nike
Votorantin
Burger King
Pepsico
BRF